A Origem das amêndoas

 

A amendoeira é originária das regiões quentes e áridas do Oeste da Ásia, sendo levada, provavelmente, para a Grécia e Norte da África durante a época pré-histórica. Alguns autores, porém, consideram o Norte da África como local de origem desta espécie.

A amêndoa, que vemos como um tipo de fruto seco é tecnicamente a semente do fruto da amendoeira, uma árvore gloriosa de tamanho médio com pequenas flores rosa e brancas. Tal como os seus primos, o pessegueiro, cerejeira e árvore de alperce, a amendoeira contém frutos com sementes semelhantes a pedras (ou fossos) nos interior.

A semente do fruto da amendoeira é aquilo a que nos referimos como amêndoa. As amêndoas são de cor creme, cobertas por uma pele fina acastanhada e envolvidas numa casca dura.

As amêndoas são classificadas em duas categorias: doces (Prunusamygdaluvar.dulcis) e amarga (Prunusamygdalu var. amara). As amêndoas doces são a variedade comestível. Têm uma forma oval, uma textura normalmente maleável e um sabor maravilhosamente amanteigado. Estão disponíveis no mercado ainda dentro da casca ou com a casca retirada.

As amêndoas descascadas estão disponíveis inteiras, cortadas ou em pedaços, quer na sua forma natural, com a pele, ou peladas, com a pele retirada.

As amêndoas amargas são usadas para fazer óleo de amêndoa que é utilizado como agente de condimento para alimentos e licores como o Amaretto. De outra forma não são comestíveis pois contêm naturalmente substâncias tóxicas como o ácido hidrociânico. Estes componentes são removidos quando se fabrica o óleo de amêndoas.

 

– Amendôa:

0% de gordura trans.

Rica em vitamina E e B1, proteínas, fibras, cálcio, ferro e gorduras insaturadas (a gordura do bem), que faz bem, protege o coração.

 

Informação Nutricional da Amêndoa Natural

 

Informação Nutricional

Porção de  15 g(uma colher de sopa)

Quantidade por porção %VD(*)

Valor  energético 96 kcal / 403 kJ 5%

Carboidratos 4 g 1%

Proteínas 2 g 3%

Gorduras totais 8 g 14%

Gorduras saturadas 0,7 g 3%

Gorduras trans 0 g 0%

Fibra alimentar 1,5 g 6%

Sódio   0 mg 0%

  • %Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

 

Quais sabores de amêndoas existem no mercado:

A amêndoa mais consumida no mercado mundial é a Amêndoa Natural.

Ela pode ser apreciada como um tira gosto natural, utilizada inteira ou em pedaços em receita de bolos, bolachas, sorvetes e chocolates.

Existe também as amêndoas drageadas que são uma delícia e muito utilizadas em casamentos.

A Dona Castanha comercializa a amêndoa nas embalagens de 100g, 200g, 400g e 500g nos seguintes sabores:

  • Amêndoa Natural
  • Amêndoa Salgada
  • Amêndoa com Mel
  • Amêndoa Glaceada
  • Amêndoa com Chocolate

 

Para acessar todas as nossas opções de amêndoas disponíveis acesse: Amendoas Dona Castanha

Matérias Relacionadas