Para quem busca uma alimentação saudável, as castanhas são as queridinhas do momento, justamente por serem fonte de gorduras mono e poliinsaturadas – aquelas que auxiliam na proteção do coração por aumentarem o colesterol bom e reduzirem o ruim. Você já até leu aqui no blog que a atriz global Juliana Paes consome castanhas ao longo do dia para matar a fome e evitar comer besteiras, já viu o físico dela, né? É importante que você entenda os tipos diferentes desses alimentos e qual se ajusta mais ao seu estilo de vida para conseguir ser mais saudável.

O site Huffpost Brasil, com a ajuda da endocrinologista e metabologista Andressa Heimbecher, montaram um ranking interessante, com base em calorias e proteínas. Coletamos essas informações e te ajudamos a escolher os produtos Dona Castanha!

 

Dá só uma olhadinha:

Selecionamos 7 tipos de castanhas: Macadâmia; Castanha do Pará; Avelã; Nozes; Castanha de Caju; Amêndoa e Amendoim. Delícia!

 

7 – Macadâmia

 

Quando se fala em ácidos graxos monoinsaturados, a Macadâmia está no topo entre todas as castanhas. As gorduras monoinsaturadas, também presentes nos óleos vegetais, têm características anti-inflamatórias e ajudam na redução do colesterol ruim.

Nem tudo são flores: agora, apontando os pontos negativos, as Macadâmias também são as mais calóricas de todas, cerca de 717 kcal em 100g. Dessa forma, é viável que se consuma apenas uma ou duas por dia.

Na Dona Castanha, você encontra Macadâmias de diversos preços e sabores. Confira em nossa loja virtual: https://www.donacastanha.com.br/nozes-e-castanhas/macadamia.html

 

6 – Castanha do Pará

 

Em terra de selênio, a castanha do Pará é rainha. Caso você não saiba, o selênio é um mineral que ajuda a tireoide a produzir hormônios T3 e T4 corretamente. Ou seja, a chances de ocorrer um hipotireoidismo ou formação de nódulos são menores. Além dessa super vantagem das castanhas do Pará, elas também são ótimas fontes de gorduras monos e poliinsaturadas e contém 544 mcg de selênio em 6 a 8 castanhas.

Nem tudo são flores: são muito calóricas! É indicado que você consuma no máximo duas por dia. Cada 100g tem cerca de 655kcal. E fica de olho, porque, de todas as castanhas, a do Pará é que tem maior quantidade de ácidos graxos saturados.

As melhores Castanhas do Pará só a Dona Castanha oferece! Já conferiu? https://www.donacastanha.com.br/nozes-e-castanhas/castanha-do-para.html

 

5 – Avelã

 

Avelã nos faz lembrar de texturas aveludadas, coisas fofinhas e macias. Não é pra menos, já que sua função nutritiva ajuda até reduzir o risco de câncer de cólon e reto em 40%. As avelãs contêm muita fibra: cada 100g possui 10,4 gramas de fibra e é recomendável que sua ingestão diária seja entre 20 a 35 gramas por dia. Essa quantidade auxilia na redução da resistência insulínica e controle da diabetes tipo 2.

Nem tudo são flores: também tem uma quantia elevada de calorias, hein! Cerca de 628 kcal em 100g. É recomendado que o consumo de avelã por dia não ultrapasse a 8 unidades. Cuidado com aquele chocolate saboroso com avelã!

Oba! Também temos avelã. Quer dar uma olhada e elevar as fibras do seu organismo? https://www.donacastanha.com.br/nozes-e-castanhas/avela.html

 

4 – Nozes

 

As nozes são as castanhas que têm maior quantidade de ácidos graxos poli-insaturados: 47g em 100g. Isso é ótimo, visto que as gorduras poli-insaturadas auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim, diminuindo o risco de doenças cardíacas e derrames.

Nem tudo são flores: é bom eu você consuma até 4 unidades por dia, já que a cada 100g tem 650 kcal.

A Dona Castanha trabalha com o diferencial. Temos nozes Mariposa Chilena. O sabor é indescritível! https://www.donacastanha.com.br/nozes-e-castanhas/nozes-mariposa-chilena.html

 

3 – Castanha de Caju

 

A castanha de caju é fonte de triptofano e zinco. O zinco auxilia o cérebro a modular o humor, enquanto o triptofano está relacionado com a vitamina B3, que de uma certa forma, ajuda na produção da serotonina, o hormônio do bem-estar. A castanha de Caju tem 4,9 mg de triptofano em 100g.

Nem tudo são flores: apesar de ser uma das menos calóricas, devem ser ingeridas em pequenas quantidades, pois 100g tem 550 kcal. Recomenda-se 4 por dia.

Já provou as castanhas de caju da Dona Castanha? Ainda não? Não perca essa chance e visite nossa loja virtual: https://www.donacastanha.com.br/nozes-e-castanhas/castanha-de-caju.html

 

2 – Amêndoa

 

A amêndoa é muito útil em dietas com restrição de leite e derivados, como fonte alternativa. São as mais ricas em cálcio entre as castanhas, com cerca de 248 mg em 100g de amêndoas. Também são incríveis quando se trata de vitamina E, que age na redução do processo de dano celular e ajuda na ação de proteção do coração.

Nem tudo são flores: as calorias são de 577 kcal em 100g. Recomenda-se não mais de 10 amêndoas por dia.

Não dá para resistir aos sabores das amêndoas da Dona Castanha! Bora cuidar do coração e visitar a nossa loja! https://www.donacastanha.com.br/nozes-e-castanhas/amendoa.html

 

1 – Amendoim

 

É a menos calórica de todas as castanhas, com 530 kcal em 100g. Além disso, também contém muita proteína: 25 gramas em 100g. Se você frequenta a academia, provavelmente já deve ter ouvido falar na famosa pasta de amendoim.

Além desses atributos, o amendoim é o que tem a maior quantidade de folato e fitoesteróis. O folato é uma vitamina do complexo B (B9) e ajuda a formar glóbulos vermelhos, atua na parte do controle dos quadros depressivos e fortalece o sistema imune. Que demais, né? Os fitoesteróis ajudam a reduzir o nível de colesterol ruim, o LDL.

Nem tudo são flores: você pode consumir cerca de 30 gramas por dia, já que o valor calórico é menor. Porém, é preciso se atentar ao teor do sódio, de 18 mg em 100g.

Você já sabe que o amendoim é a menos calórica de todas. Com a Dona Castanha, poderá escolher diversos sabores que te auxiliam na dieta! Olha que legal: https://www.donacastanha.com.br/nozes-e-castanhas/amendoim.html

 

Acabamos de conhecer os benefícios e os malefícios dessas castanhas. Agora é a hora de estruturar o ranking.

Classificação por calorias em kJ (quilojoules – medida de valor energético)

Da menos para a mais calórica: amendoim (2220), castanha de caju (2314), amêndoas (2418), avelã (2629), nozes (2738), castanha do Pará (2743) e Macadâmia (3004).

Classificação por proteína em g por 100g

Da mais proteica para a menos proteica: amendoim (25,8), amêndoa (21,3), castanha de caju (18,2), nozes (15,2), avelã (15), castanha do Pará (14,3), Macadâmia (7,9).

Matérias Relacionadas