As oleaginosas como a castanha-do-pará, as nozes, a castanha de caju e as amêndoas, proporcionam uma série de benefícios para a saúde quando são inseridas na alimentação. Afinal, elas são fontes de gorduras boas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que protegem o coração e tem um efeito anti-inflamatório.
De acordo com o cooperado da Unimed Paulistana, Dr. Cley Rocha de Farias, Doutor em Endocrinologia pelo Hospital das Clínicas da USP, embora sejam alimentos benéficos, alguns cuidados são necessários. “As oleaginosas possuem quantidades expressivas de proteínas, fibras, vitaminas e gordura boa que funcionam como antioxidantes, como a vitamina E, Complexo B, cobre, selênio, Ômega 3 e magnésio, por exemplo”.
As oleaginosas podem compor um lanche entre as principais refeições. É possível ingerir somente um tipo ou um mix do alimento. Segundo o especialista o recomendável é: duas nozes, uma castanha-do-pará, 4 castanhas de caju e quatro amêndoas, por porção. “Se ocorrer o exagero no consumo da castanha-do-pará, por exemplo, como é rica em selênio, pode haver uma selenose que é uma intoxicação. Portanto, o melhor é comer um pouco de cada – a variedade é o segredo”.
E se consumidas diariamente em pequena quantidade e em forma de “mix”, podem ajudar no processo de crescimento, antienvelhecimento, funcionamento das glândulas, controle hormonal e bem-estar.
Acesse o link e veja os kits com 10 unidades dos mix de nozes e castanhas de 30g da Dona Castanha: https://www.donacastanha.com.br/catalogsearch/result/?q=kit+300g
Nesta reportagem da Unimed Paulistana de 03/Março/2015 é explicado o porque do benefício do mix das nozes e castanhas como um lanche entre as refeições.
Reportagem tirada do Blog Mais Viver da Unimed Paulistana. http://maisviver.unimedpaulistana.com.br/2015/03/03/beneficios-das-nozes-e-castanhas/