Como plantar a Castanha do Pará
Veja neste vídeo do Globo Rural e logo abaixo o descritivo de como plantar a Castanha do Pará ou Castanha do Brasil, ou como produzir a sua muda com todas as suas peculiaridades e cuidados a serem tomados.
O Engenheiro Agrônomo Urano de Carvalho (Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental de Belém do Pará) explica que o mais importante é utilizar uma castanha nova, sem secar e a posição certa do plantio é com a parte mais larga para baixo e a parte mais fina para cima, pois da parte mais fina sai a parte aérea da Castanha do Pará e da parte mais larga sai a raiz.
O substrato utilizado no plantio da Castanha do Pará deve ter metade de terra preta e metade de cama de aviario.
A amêndoa com a ponta fina virada para cima é colocada a 2cm de profundidade.
Com cerca de 90 dias 70% das sementes já germinaram. E após 4 meses ela já está em condições de ser plantada no seu local definitivo.
Na fase inicial de crescimento a Castanha do Pará gosta muito de sombra, o ideal é um viveiro coberto com cerca de 50% de intercepção da luz solar, e no primeiro ano após seu plantio definitivo é aconselhável ter algum tipo de sombreamento provisório.
A cova deve ter 40 x 40cm e 40cm de profundidade.
Na adubação vão 20 litros de esterco de curral curtido e 200g de superfosfato triplo evitando a exposição da muda ao sol no primeiro ano de vida. Aos 08 anos ela começa a produzir seus primeiros frutos e comercialmente a produção é a partir dos 10 anos
Lembrando que a Castanheira é uma árvore gigante que pode atingir até 50m de altura, não devendo plantá-la próximo de residências ou em locais com muito tráfego de pessoas pois seus cocos caem das árvores e pode machucar muito se cair na cabeça de alguém.
Caso tenha interesse na compra da Castanha do Pará para consumo próprio, veja todas as opções disponíveis de sabores e embalagens de nossa loja virtual acessando: Castanha do Pará – Dona Castanha